Saiba tudo o que aconteceu na Feira Regional de Economia Popular Solidária Vale do Mucuri

1No período de 13 a 15 de maio foi realizado a Feira Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Mucuri. As atividades iniciaram no dia 13 com um Seminário para todos os expositores na APJ Casa Emaus. Contou com a participação de 18 municípios ( Teófilo Otoni, Ataléia, Novo Oriente de Minas, Poté, Carai, Catuji, Itambacuri, Ouro Verde de Minas, Carlos Chagas, Machacalis, Malacacheta, Frei Gaspar, Franciscópolis, Pescador, Ladainha, Campanário, Pavão, além presença e participação da Associação Ateliê de Idéias de Vitória do Espírito, Entidade parceria da APJ através das suas representantes Geisiele Cassilhos dos Santos e Raquel de Andrade Pereira, contou ainda com a participação do Wayrokã e Watory da Aldeia Indígena Cinta Vermelha da cidade de Araçuai, a visita do Bispo Diocesano Dom Aloisio Vital. Houve a participação de mais de 100 pessoas, 80 expositores, entidades de Apoio e Fomento da Economia Popular Solidária, dos órgãos do Governo Estadual através da SEDESE, do Governo Municipal através da prefeitura de Teófilo Otoni e do Mandato do Vereador Daniel Sucupira.

2

teatro

publico-feira2

publico-feira

No Seminário foi destaque a Memória Histórica da Economia Popular Solidária no Vale do Mucuri retratada pela palestrante Joana Alves Louback , que iniciou sua fala destacando a figura de Pe. Giovanni Lisa Bastitta como um grande visionário e exemplo de luta na caminhada da Economia Popular Solidária na Cidade de Teófilo Otoni e Região. A presença cativante dos Artistas Mariana e …. grupo de apresentações Culturais do SESES. Em seguida Janice Tameirão diretora Regional da Sedese apresentou o plano de ações que o governo de Estado tem para fortalecer as Finanças Solidárias no Vale do Mucuri, destacando a importância da implementação e fortalecimentos dos Bancos Comunitários existentes e infatizou o Banco comunitário existente no nosso Vale o Banco Comunitário de Liberdade e Inclusão Solidaria Articulada – BANCLISA. Em seguida Graziele, Antonia e Maria Soares representando a coordenação do Fórum Ecosol Mucuri, apresentou as demandas da Feira para as devidas deliberações e encaminhamentos, encerrando com um delicioso almoço e uma linda mística.

3

No dia 14 de maio às 10h30min foi realizada a abertura oficial da Feira Regional de Economia Popular Solidária pela Orquestra do Sesc de Teófilo Otoni e no dia 15 as atividades iniciou com a 15ª Banda de Policia Militar de Teófilo Otoni. No decorrer dos dois dias vários artistas de Teófilo Otoni abrilhantaram o evento. Foram 30 barracas, 22 de artesanatos e 08 de gêneros alimentícios. Os expositores eram de: Teófilo Otoni, Ataléia, Novo Oriente de Minas, Poté, Carai, Catuji, Itambacuri, Carlos Chagas, Malacacheta,Ladainha, Franciscópolis, Pescador, Ladainha, Campanário, Pavão, Araçuai, Almenara. Houve a participação dos povos tradicionais das Aldeias: Aldeia Verde – Ladainha e Aldeia Cintra Vermelha da cidade de Araçuaí. A Comercialização predominante foi relacionado a diversidade dos artesanatos tais como panos de pratos, bolsas, bijuterias, artesanatos minerais e indígenas e dos produtos da agricultura familiar como biscoitos, beijus, licores, roscas, corante, arroz integral e temperos.

Destaque importantes e significativos na Feira a circulação da Moeda Social e-dinheiro, a alternativa de que outra economia é possível e a participação dos indígenas, foram dois aspectos que marcou, além dos Shows que trouxe alegria e diversão durante todo o evento.

A feira gerou para os expositores e região uma venda de R$ 27.064,50 ( vinte e sente mil, sessenta e sete reais e cinqüenta centavos), para os organizadores foi um resultado além do esperado.